Blog Autofinanciar

Tudo que você precisa saber sobre Open Bank e Open Finance para o mercado de concessionárias e revenda de veículos.

A tão falada revolução tecnológica

Image

Grandes empresas que já estavam navegando no oceano da internet se viram obrigadas a inovar, buscar novas ferramentas, mudar suas estratégias e adaptar-se a um novo cenário, o que era uma necessidade passou a ser uma obrigação.

Presenciamos o empoderamento das tecnologias a frente de inovações cada vez mais disruptivas, e este novo ambiente faz surgir todos os dias novas empresas e jovens empreendedores engajados em transformar os mercados mundiais tradicionais que ainda permanecem num cenário estacionário, ou na “zona de conforto”, em mercados cada vez mais dinâmicos, tecnológicos e competitivos assim como transformando a sociedade como nas suas relações de produção e consumo.

Nessa mesma linha de raciocínio, seguimos assistindo as grandes redes de fastfood passarem a competir com o “churrasquinho da esquina” por intermédio dos apps de delivery, apps de transporte melhoraram seus sistemas para entrega e de compras em supermercados, os mesmos criaram novas oportunidades para colaboradores efetuarem as compras por seus clientes e a despacharem por intermédio de apps de entregas, operadoras de internet que não forneciam os produtos e serviços de acordo com as exigências do mercado consumidor, viram nascer pequenas empresas do mesmo segmento, as quais entraram no mercado oferecendo um produto ou serviço superior vantagens e ainda mais econômico. E o que dizer dos grandes bancos que viram dezenas de novos bancos e fintechs surgirem num piscar de olhos?

Estas inovações tecnológicas que percebemos em nosso dia a dia em se tratando de mercado financeiro, propiciaram que jovens empreendedores fundassem novas empresas, estas passaram a criar e gerir soluções inovadoras modificando a forma com que o cliente se comunica e interage com os produtos e serviços financeiros das mais variadas instituições. O que muitos ainda não se dão conta é de que grandes tempestades provocam grandes mudanças, e sempre aqueles que estão mais preparados e atentos as novidades do mundo “moderno” conseguem com mais facilidade transformar as turbulências e dificuldades em combustível para desenvolver com criatividade soluções para o mundo.

Cabe aqui lembrar as palavras de Steve Jobs, quando em seu famoso discurso na Universidade de Stanford disse: “Você não consegue conectar os fatos olhando para frente, você só os conecta olhando para trás”. Diante disso, com a consciência de que devemos estar sempre atentos as novidades tecnológicas, as inovações de mercado e a própria evolução da sociedade, podemos concluir que: Não está atrás quem parou no tempo, mas sim está na frente aquele que avançou, sem esquecer que no decorrer do percurso assim como em nossas vidas sempre existiu e sempre existirão os que choram e os que vendem lenço.

“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.” Francis Bacon

Categoria: Fintech

Compartilhe: